Pular para o conteúdo principal

COMO MONTAR A PRIMEIRA BIBLIOTECA DO SEU BEBÊ?



1. Para os bebês, no início, o livro é como um brinquedo a ser explorado. Por isso, primeiramente, os livros podem ser de pano, de banho e cartonados. Um ou dois volumes já são suficientes para a formação desses leitores!

2. Evite títulos com imagens estereotipadas e que simplesmente associam um desenho ao nome de determinado objeto. Adquira obras que possam ampliar o repertório estético dos bebês, com ilustrações a partir de diferentes projetos gráficos e literários, os livros-álbum.

3. Relembre as cantigas, canções e parlendas que fazem parte da suas memórias como mãe/pai. Com isso, resgatamos a cultura oral brasileira, criando laços simbólicos entre as gerações.

4. Os bebês gostam que repetir experiências prazerosas. Por isso, história com estrutura que apresenta elementos de repetição costumam agradá-los, além de ter trechos facilmente memorizados.

5. Dê atenção a entonação, sonoridade e ritmo das palavras tanto na hora de contar a história, como de escolher um livro. Eles gostam muito de histórias rimadas.

6. Histórias nas quais novos elementos vão sendo incluídos a cada página (contos de acumulação) são uma ótima opção. Esse formato permite que os pequenos memorizem os trechos lidos, participando ativamente.

7. Toda boa biblioteca precisa ter livros de poemas. Bebês adoram metáforas e estão muito atentos aos jogos de linguagem, ao ritmo e à sonoridade presentes na nossa comunicação.

8. Os contos de fadas também têm o seu valor por sua alta qualidade artística e permanência através dos tempos. São textos que aproximam as crianças da cultura universal. Além de que hoje em dia já tem versões atualizadas e mais contextualizadas.

💡Inspirado nas dicas da @atabaleituraemrede

Débora Andrade
Psicóloga Clínica e Perinatal
CRP-09/13859

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANÁLISE "A FILHA PERDIDA", ELENA FERRANTE | Débora Andrade

O QUE É PARENTALIDADE?

  O que é parentalidade? O processo de parentificação se relaciona ao campo dos cuidados e trocas estabelecidas entre os principais cuidadores e a criança. Este processo também se inicia antes da chegada de uma criança. Vai se construindo a partir da transmissão consciente e inconsciente da história infantil dos adultos que farão função materna e paterna, de seus conflitos, da relação com seus próprios cuidadores. Tudo isso influencia a própria representação sobre a parentalidade. Por isso, a parentalidade não se restringe à gestação e ao nascimento de um filho. A chegada de uma criança produz uma mudança irreversível no psiquismo parental. Tendemos a considerar apenas os pais biológicos como responsáveis por facilitar o desenvolvimento de seus filhos nos níveis físico, psicológico e social. No entanto, a parentalidade pode ser desempenhada por outros adultos que sejam responsáveis pela criança. Assim, conceito evoluiu para o de “parentalidade compartilhada”, com a participação não só

ANÁLISE DA SÉRIE 'BOM DIA, VERÔNICA'

Bom dia, Verônica é o mais recente lançamento da plataforma Netflix. A série brasileira retrata a trama de uma delegacia de homicídios na investigação de um abusador em série e de um serial killer. Longe de ser uma imitação norte-americana, a história se desenrola tratando a realidade brasileira de forma realista. Envoltos no suspense, sentimos a cada cena, o corte do real, a violência escancarada. De forma trágica e realista, a série gira em torno, principalmente, da relação entre a mulher e a violência no Brasil.  Só em abril deste ano, no início da quarentena as denúncias de violação aos direitos das mulheres, feitas pelo telefone 180, aumentaram 36% em comparação ao mesmo período de 2019. No enlace entre ficção e realidade, personagem e roteiro juntam-se para divulgar o telefone da própria Verônica, a escrivã que confronta o abusador sexual. Pelo (21) 3747-2600 mulheres vítimas de agressão podem buscar ajuda e receber apoio de especialistas. Já comecei o primeiro episódio impactada